Proteção auditiva contra baixas e altas frequências

Plugues de espuma e abafadores auriculares oferecem proteção contra ruídos audíveis em baixas e altas frequências?

A audição humana é capaz de ouvir sons com frequência entre 20 e 20.000 Hertz (Hz). Muitos ruídos industriais estão entre essas frequências e, por isso, podem ser ouvidos de forma constante, podendo não apresentar danos físicos à saúde, mas causando incômodos ao trabalhador. No entanto, há algumas máquinas especializadas que emitem níveis de ruídos muito próximos dos limites máximos e mínimos da faixa de audição – o ruído de baixa frequência de algumas turbinas ou equipamentos de mineração, por exemplo, atuam em frequências abaixo de 100 Hz.

A atenuação de protetores auriculares é testada numa faixa de 125-8000 Hz e estes resultados são impressos na caixa ou embalagem do protetor. Mas e as frequências além desta faixa de teste – abaixo de 125 Hz ou acima de 8,000 Hz? Plugues de espuma e abafadores oferecem proteção adequada nestas faixas extremas?

Felizmente, no ouvido humano há alguma proteção embutida contra estes ruídos de baixa e alta frequência. Nossa melhor sensibilidade está na faixa de cerca de 2.000 Hz (quando muito do discurso e/ou da conversa é ouvido), mas a sensibilidade da nossa audição se reduz drasticamente em frequências baixas ou altas. Um som de 100 dB a 100 Hz soará muito mais suave que um som de 100 dB a 1.000 Hz, porque a sensibilidade do ouvido em baixas frequências é aproximadamente 20 dB mais baixa.

Além desta proteção “embutida”, os plugues de espuma e abafadores auriculares também podem fornecer bloqueio adequado contra o ruído nos extremos da faixa de frequência. Apesar dos níveis de atenuação impressos na embalagem mostrarem 125 Hz como a frequência mais baixa e 8000 Hz como a frequência mais alta, a proteção real está muito além destes limites. A Figura 1 abaixo mostra a atenuação do ruído na faixa de frequência ampliada para uma amostra de abafador típicos.

Gráfico_Plug e Abafador

Nas altas frequências ampliadas, quase qualquer plugue de espuma ou abafador auricular oferecerá proteção adequada – cerca de 35 dB (NRR). Mas nas faixas de baixa frequência ampliadas, o trabalho dos protetores auriculares de bloquear o som é mais árduo, oferecendo 10-25 dB (NRR) de proteção nas frequências audíveis mais baixas.

Devido à sensibilidade reduzida do ouvido a ruídos de frequências extremamente baixas ou extremamente altas, a perda auditiva provocada por ruído pode não ser a maior preocupação com estes ruídos de faixa ampliada. Outras queixas podem ser mais comuns – particularmente, queixas de incômodo e desconforto, dores de cabeça e fadiga. A variabilidade de sensibilidade individual é bastante ampla a faixas de frequência ampliadas, logo alguns trabalhadores podem não ser incomodados por um ruído, enquanto outros sentem como se o ruído estivesse perfurando suas cabeças.

Em ruídos de baixa frequência, os trabalhadores frequentemente sentem mais facilmente o ruído como uma vibração. Ondas de baixa frequência viajam mais longe e são frequentemente transmitidas pela estrutura da vibração, tornando-as mais perceptíveis em ambientes internos. Outra característica de ruído de baixa frequência é a “batida” irritante causada por frequências competitivas. Esta batida repetitiva pode causar fadiga e irritação a níveis de ruído muito abaixo daqueles que danificariam a audição.

Ruídos de alta frequência, por outro lado, são normalmente muito direcionais e facilmente bloqueados com divisórias ou painéis. Nossa sensibilidade a ruídos de alta frequência reduz drasticamente na idade adulta, um efeito que agora foi capitalizado por inovadores que comercializam um emissor de ruído de alta frequência desenvolvido para separar grupos de adolescentes ociosos com seus tons estridentes irritantes, aparentemente não ouvidos pelos adultos.

Para trabalhadores expostos a níveis significativos de ruído na faixa de frequência baixa e alta ampliada, a melhor proteção (contra perda auditiva ou irritação e desconforto) ainda vem de um plugue de espuma auditivo adequadamente inserido no canal auditivo. Por oferecer maior facilidade de uso e ajuste, os abafadores são uma ótima opção. Mas devido ao ouvido já possuir alguma proteção embutida nestas faixas de frequência, a audição raramente está em risco nestas faixas e qualquer plugue de espuma ou abafador de qualidade oferecerá algum alívio da irritação e do desconforto.

Por Brad Witt (Via Honeywell BR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Assinar!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>